O principal cuidado de uma pele atópica é, antes de mais nada, a diminuição da secura. Assim, durante e fora os episódios, aplique diária e continuadamente produtos de higiene delicados e não irritantes, hidratantes e emolientes, especificamente desenvolvidos para recuperar o estado fisiológico do filme hidrolípidico da pele.
Os banhos não devem ser demasiado frequentes nem demorados e a água deve ser tépida. Evite a utilização de sabões comuns, que podem secar ainda mais a pele e recorra a óleos para a higiene e hidratação durante o banho de imersão. Após o banho, remova o excesso de água com uma toalha macia, sem esfregar e aplique sobre a pele um creme hidratante e emoliente.
Também o prurido, muitas vezes intenso, deve ser alvo de cuidados especiais. As crianças tendem a tornar-se agitadas ou mesmo a apresentar perturbações do sono, perante o desconforto. Assim, mantenha as unhas curtas (especialmente no caso das crianças) para evitar “arranhões” ou escoriações mais profundas e reduzir o risco de sobre-infecções.
No que à roupa diz respeito, opte pelo uso de roupa 100% de algodão, pois as fibras sintéticas e a lã podem macerar e irritar a pele.
#nasuapele
Descubra onde pode encontrar a Gama Oleoban, à distância de um clique. Disponível em farmácias e parafarmácias.